Valuation de Startups e Registro de Marca

Valuation, traduzido para o português pode ser “Avaliação de Empresas”, “Valoração de uma Empresa” e “Arbitragem de Valor”. Isso define o processo de calcular quanto vale uma empresa no mercado, seu preço e o retorno de um investimento em suas ações, existindo várias maneiras de calcular esse valor dentro dessa metodologia. Assim, através do valuation, um possível sócio ou investidor pode projetar o valor do retorno financeiro de maneira mais sólida e consistente, fator que contribui para atrair investidores para a empresa avaliada.

 

POR QUE FAZER O VALUATION?
O Valuation permite uma negociação mais equânime, servindo também como argumento na hora de buscar investidores, principalmente para Startups, nas quais o aporte de investimentos é fator preponderante e indispensável para que o negócio se firme, tornando a empresa sustentável, sendo esse capital de risco extremamente importante para que sua receita venha a crescer.

Além disso, o valuation irá indicar o quanto o seu negócio é atrativo para os consumidores e internamente ajudará a projetar valores futuros, contribuindo assim para uma melhor gestão da empresa. Tudo isso melhora a imagem da startup diante do mercado e sua organização interna e perspectiva futura.

 

O REGISTRO DA MINHA MARCA CONTRIBUI PARA ISSO?
Muitas variáveis contribuem para o alto valor de mercado de um empreendimento, seja um bom marketing, uma boa administração e um bom setor de vendas. Contudo, o registro de marca é uma parte fundamental para aumentar o valuation de uma empresa ou startup.
Ainda existe certa resistência ao registro de marca dentro do campo das startups e microempresas. Isso acontece devido à dificuldade no processo de registro, além da sua morosidade e das taxas a serem pagas, tornando esse processo não muito atrativo para quem está começando um negócio e precisa se preocupar com tantas outras exigências e necessidades.

Contudo, os benefícios que o registro da marca traz são tantos que esses outros empecilhos se tornam ínfimos diante do que uma empresa pode ganhar com esse processo, quando mediante ações corretas e/ou assessoria adequada. A preocupação com a propriedade industrial deve existir desde o nascimento de qualquer negócio e o registro é parte essencial para a exclusividade que as startups oferecem.
A Lei de Propriedade Industrial, Lei no 9.279/96, em seu Art. 129, afirma:
“A propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido, conforme as disposições desta Lei, sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o território nacional, observado quanto às marcas coletivas e de certificação o disposto nos arts. 147 e 148.”

Sendo assim, a propriedade da marca devidamente registrada garante uma segurança e exclusividade para a empresa que a utiliza, evitando, assim, problemas de cópia indevida e possibilitando o crescimento da startup não só em âmbito regional, mas também em todo o território nacional. Esse é um grande atrativo para quem irá investir, pois a empresa garante a segurança do investimento em um negócio sólido e bem protegido. A exemplo disso, o ano de 2020 foi o recorde de investimento para as startups brasileiras, que chegaram a captar 3.5 bilhões de dólares.

Por fim, vale ressaltar também que para a contabilidade dos bens de uma empresa, além dos clientes e do fluxo de caixa, a marca registrada é mensurada, chegando a existir casos em que a marca vale mais do que o restante do patrimônio de um negócio.
Percebe-se, então, a importância do registro da marca para contribuir para o aumento de valor de mercado de startups e microempresas, de modo a propiciar segurança e solidez, e, com isso, atrair investidores que confiem o seu capital e contribuam para o desenvolvimento dessas empresas diante do mercado.

Mariana Cavalcante

Mariana Cavalcante

Gerente de Gente e Gestão na gestão 2022