
Os novos tipos de marca
- Por Legis UFAL
- 11 Janeiro, 2023
- Registro de Marca

A revolução no mundo proporcionada pelas redes sociais foi gigante: mudou o jeito de se comunicar e fez com que várias pessoas conseguissem empreender através delas, de modo que se tornou comum que uma pessoa cresça nessas redes e crie uma marca própria voltada para o seu público, aumentando ganhos financeiros e às vezes até transformando aquilo no seu principal trabalho. Essa reformulação nos hábitos pessoais e empresariais proporcionada por essa forma de comunicação demonstrou e demonstra o grande potencial de um meio de empreender que, até o surgimento dessas redes, era restrito aos que apareciam em meios mais tradicionais, como a televisão.
Nesse contexto, várias “influencers”, ou “blogueiras”, para os mais antenados, que antes trabalhavam com análises de produtos de beleza, acabaram criando sua própria marca de produtos e obtiveram resultados louváveis, como é o caso da influenciadora brasileira Bianca Andrade, mais conhecida como “Boca Rosa”. Bianca representa um dos maiores casos de sucesso entre as pessoas que criaram a sua própria marca após ganhar fama nas redes sociais por conta dos vídeos de maquiagem, de forma que sua marca de cosméticos é amplamente conhecida e elogiada por várias pessoas da área.
A fama é tanta que muitas pessoas não conhecem a Bianca, mas amam a “Boca Rosa”. Hoje em dia, a Bianca Andrade conta com quase 15 milhões de fãs em seu perfil pessoal do Instagram e 1,3 milhão de seguidores na conta de sua empresa de cosméticos “Boca Rosa Beauty”. Vale lembrar que, mesmo parecendo um nome bem comum, a marca “Boca Rosa” é registrada e, inclusive, já barrou o surgimento de algumas outras “Bocas Rosas”, conforme dados disponíveis no site do INPI.
Por esse mesmo viés, outro caso de enorme sucesso é o da Bruna Tavares, mais uma das “blogueiras” que ganharam ainda mais fama ao vender produtos com uma marca associada ao próprio nome. Entretanto, no caso dela, o sucesso da linha de cosméticos é ainda maior e acabou se tornando o maior foco da grande empresária. Nesse sentido, seu Instagram pessoal possui quase o mesmo número de seguidores da conta da marca de produtos de beleza, 2,3 milhões para a conta pessoal e 2 milhões para o Instagram de negócios, mostrando que, diferentemente da Bianca Andrade, o sucesso como influenciadora nem chegou num ponto tão grande, mas a qualidade e a diversidade dos produtos fez com que a marca dela chegasse em um patamar ainda maior.
É importante ressaltar que a maioria das empresas criadas por essas pessoas se destaca não só pela qualidade dos produtos, mas também por toda a atenção dada às pessoas negras através do enfoque a tons de maquiagens voltados para peles mais escuras. Além do mais, investir em cosméticos para pessoas com tons de pele mais escuros é uma decisão estratégica que possui horizonte ético, mas também comercial, pois as pessoas negras representam mais da metade da população brasileira e obviamente também gostam de consumir esse tipo de produto, entretanto, eram ignorados na maior parte das vezes. Uma curiosidade relevante é que a base feita pela Bruna Tavares possui a maior variedade de tons feita em território nacional, contando com mais de 30 opções.
Além disso, vários astros do esporte também decidiram embarcar nessa onda e criar suas próprias marcas para vender aos seus fãs, mas a maior diferença em comparação com os exemplos citados anteriormente é que nem sempre os produtos têm relação com a profissão do criador da marca, como é o caso da G14, marca criada pelo jogador uruguaio Giorgian de Arrascaeta, jogador do Flamengo. Inicialmente, a empresa lançou uma linha de produtos para banho e cuidados pessoais tanto para o público masculino como também para o feminino, atualmente, a marca conta também com mochilas e bolsas com o símbolo do craque. Nesse contexto, o caso de maior sucesso de uma marca criada a partir de um atleta é, sem sombra de dúvidas, a Air Jordan, uma marca prioritariamente de calçados que surgiu após um contrato de parceria entre a Nike e o grande astro do basquete Michael Jordan no início dos anos 80 e se tornou uma das maiores marcas no mercado de roupas e acessórios, alcançando um total superior a 3 bilhões de dólares faturados apenas no ano de 2019.
Dessa forma, pode-se concluir que existem inúmeras maneiras de empreender e, a cada dia que passa, as opções ficam mais diversas, as formas citadas acima eram sequer imaginadas alguns anos atrás, entretanto, se tornaram mais reais e cada vez mais comuns. É necessário ficar sempre atento às novidades que podem acabar se tornando uma grande tendência.
Nesse sentido, embora seja importante em todos os negócios, é preciso que as iniciativas empresariais que tenham como foco certa marca prestem ainda mais atenção ao seu devido registro perante o INPI, contando sempre que possível com assessoria especializada e capacitada a fim de proteger o cerne de seu negócio.

Pedro Bulhões
Diretor de Marketing na gestão 2022