
Como garantir o sucesso da sua Ação Colaborativa
- Por Legis UFAL
- 17 Janeiro, 2023
- Contratos

O QUE É AÇÃO COLABORATIVA?
No mercado atual, as empresas estão se tornando cada vez mais competitivas entre si, porém, já imaginou duas empresas de ramos diferentes se unirem para executar um mesmo projeto com atribuições bem definidas para cada uma das partes? Então, é nesse viés que se pauta o conceito das ações colaborativas, uma elaboração conjunta de projeto, entre duas ou mais empresas ou terceirização, visando uma solução inovadora e personalizada. Vale ressaltar, que a Brasil Júnior estabelece metas para o triênio dentro do Movimento Empresa Júnior, visando criar mais conexões. Dessa forma, as empresas juniores que atingirem alguns indicadores do planejamento estratégico da rede serão categorizadas como “EJ colaborativa”.
COMO OCORRE A AÇÃO COLABORATIVA?
Vamos imaginar que um cliente entre em contato com uma empresa de construção civil, entretanto, para a execução do serviço necessita-se de um licenciamento ambiental para iniciação do projeto. Nesse sentido, as empresas de ramos diferentes procuram executar o serviço por meio de uma ação conjunta com obrigações das partes delimitadas em contrato, para evitar cobranças equivocadas por parte da contratante.
Visto isso, as ações colaborativas são mais seguras e efetivas quando formalizadas por um contrato personalizado, pois o ideal é um acompanhamento exclusivo durante todo o processo resguardando os direitos igualitários das partes. Vale salientar que, no âmbito das empresas juniores, essas ações colaborativas são muito comuns, pois possibilitam a atuação em diferentes áreas do mercado e uma vasta troca de experiências entre EJs.
CONCLUSÃO
Logo, é notório a importância das ações colaborativas, já que proporcionam uma maior captação de clientes, otimização de tempo e dinheiro, troca de experiências e metas a serem batidas. Baseado nisso, pode-se perceber que as ações colaborativas são de fundamental importância para as empresas, pois criam conexões e desenvolvem competitividade no mercado, visando a adaptação de serviços de acordo com as tecnologias vigentes.

Antonio Cavalcante
Consultor de Marketing na gestão 2022